Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que surgiu junto com o Bitcoin em meados de 2008 no artigo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System, de Satoshi Nakamoto, no qual os dois termos foram originalmente cunhados. Mas foi apenas em 2009 que tanto Bitcoin e Blockchain foram lançadas em código aberto para o público.
A blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. A blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin visto que é a prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos.
mais inteligência e rapidez. Atualmente, ele está sendo usado ou estudado nas mais diversas aplicações, como pagamentos interbancários, rastreamento de contêineres, verificação de propriedade e autenticidade de diamantes e validação de credenciais acadêmicas.Numa Blockchain tudo é rastreável, acessível e transparente. Isso possibilita que as empresas tenham mais controle e conhecimento sobre todas as movimentações realizadas por seus negócios, sejam elas financeiras, jurídicas ou relacionadas a sua cadeia de suprimentos.Uma solução com Blockchain pode ajudar a integrar todos os processos corporativos e atualizar as informações instantaneamente. O software poderá gerar registros ou até enviar mensagens imediatamente aos gestores sobre cada operação realizada, trazendo maior transparência sobre os acontecimentos na organização.
A difusão do blockchain nas empresas permite que a tecnologia contribua para melhorias tanto administrativas quanto operacionais. Entre os impactos mais significativos e benéficos, podem ser destacados:
Diminuição dos custos com segurança e infraestrutura;
Aumento da produtividade;
Geração de novos serviços e modelos de negócio;
Aumento do potencial de atendimento;
Transparência dos processos e das informações.
Dessa forma, a expectativa é que a tecnologia continue a crescer e se espalhe entre diferentes segmentos. Uma vez que proporciona inteligência de negócios, evolução no desempenho operacional e segurança de dados.

# Post Tags